terça-feira, 21 de julho de 2009

Desafio do silêncio

Nem sempre ouvir o silêncio é fácil...
Acostumados à surdez
imposta pelos barulhos constantes
é sempre um desafio
permitir-se o vazio
a ser preenchido pelo que chegar
na percepção do que nos é dito
pelas vozes que só falam
quando damos espaço para que nos envolvam
e nos abracem
dizendo-nos o que é preciso ser dito.
Que venha o rito do calar para ouvir,
a disciplina para não permitir
que ruídos externos exterminem
a essência do que há de essencial dentro de nós.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Desde sempre...amigos....
















Amigos de coração







Amigo

Vivemos uma vida muito corrida, atropelada entre os compromissos e os horários marcados. Estamos sempre nos desafiando a encontrar tempo para cultivarmos a alegria do compromisso que assumimos com aqueles que nos cativaram.
Amigo - como é maravilhosa a certeza da presença desse “outro” que transforma nossas vidas.
Conhece nossos méritos, admira nossos talentos e está sempre nos impulsionando a realizar, a conquistar, a construir uma vida mais feliz.
Conhece nossos espinhos, nossas falhas, nossos erros e está sempre nos dando aquele merecido puxão de orelhas que somente quem verdadeiramente ama é capaz de dar. Repreende-nos quando sabe que erramos porque acredita que podemos ser melhores do que estamos sendo.
Nos sustos, no medo..... como faz bem apertar firme a mão estendida de um amigo que nos diz: “Estou aqui!”
Na dor, na angústia, na tristeza..... como é acolhedor o abraço do amigo que nos faz sentir o calor de sua presença, nos trazendo a certeza dessa comunhão que tranqüiliza e anima.
Nas festas, nas alegrias....como emociona ver o sorriso do amigo que comemora, a nosso lado, cada uma de nossas vitórias.
Em todo e qualquer momento de nossas vidas, como é, realmente, maravilhoso perceber que não caminhamos sozinhos e que cativamos amigos que nos fazem crescer!
Que quando esse amigo chorar , estejamos presentes para consolá-lo e mostrar-lhe que toda tristeza é passageira.
Que quando esse amigo errar, sejamos firmes a lhe lembrar a direção da luz.
Que quando esse amigo sorrir, festejar e cantar, comemoremos, bem de pertinho, essa alegria que dá um colorido especial à existência.
E que respeitando nossos limites, perdoando nossas falhas, aparando nossos espinhos e compreendendo nossos desejos pessoais, consigamos sentir, nessa sintonia, a viva presença do Deus que é AMOR !

Renata Villela

Amigos Verdadeiros

Encontrar um amigo verdadeiro é descobrir que o sentido mais bonito da nossa vida está em vivermos em comunhão plena uns com os outros.
Mesmo que surjam quilômetros que atrapalhem o convívio, amigos verdadeiros conseguem caminhar juntos em qualquer lugar, na sintonia e na torcida pela felicidade um do outro.
Mesmo que os ponteiros do relógio corram e atropelem o tempo, amigos verdadeiros desafiam os minutos e vivem intensamente cada oportunidade de encontro.
Amigos verdadeiros captam olhares, compreendem o sentido de cada palavra e decifram o silêncio, percebendo em cada atitude, a mais bela expressão do amor que um amigo é capaz de sentir.
Amigos verdadeiros festejam e transbordam de alegria com o sucesso e com cada vitória do outro. Também sofrem, discutem, às vezes até se magoam mas renascem ainda mais amigos a cada reencontro.
Amigos verdadeiros se respeitam e, justamente no respeito à individualidade que os diferencia, crescem na alegria de se sentirem irmãos. Conhecem o valor das coisas mais pequeninas, se abraçam, se beijam, choram e dão gargalhadas. Escrevem a história a duas, três, tantas quantas forem as mãos que se unam para registrar no Universo, a emoção de comemorar a vida como um dom de Deus.
Amigos verdadeiros não se escolhem, se encontram. Não apenas se gostam, se amam ! São capazes de dar a vida uns pelos outros e, na lembrança de cada marca deixada prá trás , reconstroem seus sonhos e arregaçam as mangas para lutar, com toda garra, para torná-los realidade..
Amigos verdadeiros sabem que nunca estão sós porque amam, porque confiam uns nos outros, porque se sabem irmãos.

Renata Villela