O Evangelho de hoje é para mim um dos mais bonitos, profundos e desafiadores:
" Eu vos dou um novo mandamento:amai-vos uns aos outros.Como eu vos amei,assim também vós deveis amar-vos uns aos outros. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos,se tiverdes amor uns aos outros.'" Jo, 13, 34 -35
Simples e direto, Jesus nos diz o que é o mais importante: amar! O detalhe em questão é amar como ELE ama...Que desafio!
Amar como nós julgamos saber amar é fácil. Primeiro, porque segrega: amamos a quem queremos bem, os que são nossos amigos e estão em nosso convívio. Segundo, porque - de um jeito ou de outro - ainda que neguemos -, na maioria das vezes, vemos o amor como uma relação de troca.
Amar como Jesus ama é amar na gratuidade. Amar por amar. Doar-se ao outro como compromisso de vida. Ser capaz de dar a vida pelo outro. Amar como Jesus ama é acolher a todos, indistintamente, incluisve os que nos magoam, os que nos fazem mal, os que nos maldizem, os que nem conhecemos...
Como é difícil !!!!
Na medida, contudo, que reconhecemos nossos limites e nos dispomos a exercitar esse amor, estamos dando passos para sermos pessoas melhores a construir uma sociedade melhor. Eu acredito nisso!
Vejo tanta gente focada em suas verdades, nos ritos de suas religiões, em provar o que é certo e o que é errado... Esquecem-se do mais importante: que somente no amor seremos - de verdade - reconhecidos como Seus discípulos.
Ainda que cada um tenha a sua fé - ou não tenha fé -, ainda que cada um faça escolhas diferentes, o amor sempre será a única linha (na maioria das vezes, invisível) capaz de nos unir como um só povo. Não falo do amor das palavras e dos sentimento. Falo do amor que é atitude, ação, movimento em direção ao outro. O amor que Jesus nos ensinou com a Sua própria vida.
Que Ele nos ajude e nos inspire a amar com AMOR !
Nenhum comentário:
Postar um comentário