sábado, 6 de novembro de 2010

Arte de viver em missão, missão de viver com a arte - PARTE 1





É sempre muito bom quando sentimos que estamos fazendo o que é para ser feito, que nosso trabalho é resposta ao chamado que Jesus nos faz. Isso é missão !
Aprendi, nas minhas buscas e andanças, que missão não é nada excepcional, nada que nos exija mais do que temos, nada que doa... Pode até doer, mas não dói porque é missão; dói pela dureza de tantos corações, dói porque a humanidade se desviou do rumo. 
Missão é algo bom e natural! Missão é simples, apesar de nem sempre ser fácil. Missão traz consolação, traz alegria, ainda que pelo meio do caminho choremos. Missão é o reconhecimento de sermos torneiras de Deus e, assim sendo, abrirmo-nos para que a Água Viva sacie a sede de quem quer que seja (inclusive a nossa própria). Viver a Missão é reconhecer a Graça e, na humildade de quem sabe que Tudo vem dEle, jorrar o Dom que nos foi dado para o bem comum.
Vocação e missão sempre foram temas que me instigaram, até o dia em que naturalmente, aprendi a OLHAR o que realmente importava e descobri, através dos sinais que Deus foi me mostrando, que servir a partir do que eu sou, do que eu sei, do que eu sinto e do que eu faço era cumprir a minha missão. A partir daí, vocação e missão passaram a ser temas que me animam.




Servir deixa de ter um peso quando a gente descobre - EM ORAÇÃO - que nós somos apenas instrumentos e que estamos, simplesmente, entregando aos outros o que Ele colocou em nossas mãos. Não há o que temer, não tem porque vacilar, nem muito menos do que se envaidecer ou se orgulhar... Nossa parcela é mínima diante do Infinito que vem de Deus. É o Espírito Santo que faz acontecer, que transforma corações, vidas, grupos, comunidades. 
É preciso mesmo que diminuamos para que Ele cresça e, numa sociedade que incentiva a competitividade, que estimula o inchaço do ego, que alimenta o amor ao próprio umbigo no engano de que o nome disso é auto-estima, isso não é fácil. Mas é simples se nos alimentarmos da oração que nos traz a exata dimensão de quem somos: filhos muito amados de Deus! 
O que pode ser mais importante do que isso?
Consolados por sermos amados com o amor mais mais puro e verdadeiro, não precisamos de elogios públicos nem de olhares em nossa direção. Ficamos felizes pela graça de sermos torneiras ! Ficamos felizes por contribuir para que corações se saciem da Água que passa por nós, mas que não nasce em nós.
Não precisamos nos preocupar nem competir com outras torneiras porque, a partir desse novo olhar, o que mais nos importa é apenas e simplesmente sermos a melhor torneira que pudermos ser. Quem vem a nós não precisa olhar os nossos detalhes, precisa, sim, sentir o quanto é bom beber da água fresca.


Filhos amados de Deus que respondem ao chamado que Ele nos faz. Como é bom nos sentirmos assim! E Ele chama ao pé do ouvido, de um a um. Isso é o que é mais bonito. Ele sabe quem somos, o que podemos, Ele reconhece nosso potencial e está atento aos nossos espinhos, Ele sabe que não somos perfeitos....Ah, aí está o grande lance: é exatamente por sermos imperfeitos, pecadores, que Ele nos chama e é assim, com nossos erros, com nossos espinhos, com nossas doenças, com nossos limites, que Ele nos quer servindo. Cada uma dessas coisas não é empecilho para nossa missão, pelo contrário, é ferramenta que nos possibilita a aproximação com cada um, porque somos todos iguais (e todos diferentes!).
Cumprir nossa missão não é fazer um favor a Deus! Responder ao chamado que Jesus nos faz não é um algo mais que fazemos, não é expressão de nossa bondade. Servir, dando de graça o que de graça recebemos, é nosso agradecimento ao amor Maior que nos faz ser quem somos. Recebemos tanto, somos tão amados ! Quando olhamos a vida assim, quando sentimos a consolação da Graça de Deus em nós, começamos a viver nossa missão com alegria.


Aos poucos, caindo muitas vezes, errando de montão, eu percebi que tudo o que me acontecia tinha a mão de Deus. Hoje sinto que é Ele quem me guia! E porque é Ele que me guia, quando caio, tropeço, me machuco, levanto mais rápido. 
Aos poucos, depois de experimentar um tempo de muito fazer, deixando de lado o encontro pessoal com Jesus e outro tempo de só querer viver intensamente meus momentos de oração, deixando de fazer coisas importantes, consegui ouvir o que Ele insistentemente tentava me dizer ao longo de mais de quarenta anos: tudo na vida é oportunidade de viver em Deus e viver em Deus é viver a vida, em sua essência e seu verdadeiro significado.
Viver a missão é responder ao mandamento mais importante: "Amai-vos uns aos outros". Essa é a grande missão de todos nós. E minha missão pessoal ? 
E minha missão pessoal ? 


"Quero estar com os olhos bem abertos
para ver todos os sinais
escutar a voz que vem do fundo:
Deus falando: "Eu quero muito mais"
Quero, ouvindo o chamado,
seguir o traçado da minha missão,
quero, sorrindo e amando,
responder cantando
à minha vocação"


A missão maior é amar, quero então estar aberta ao amor. Desarmar-me para amar. Amar ! Amar na experiência do encontro íntimo e pessoal com Jesus, no silêncio da oração, que me faz sentir tão amada. Amar na comunhão, na emoção da Eucaristia, amar o Amor que morre para ressuscitar, que se entrega por inteiro, de forma incondicional e me alimenta para mais amar. Amar no cotidiano, na minha família, no meu trabalho, na minha comunidade, no condomínio, na igreja... Amar cozinhando, amar escrevendo, amar ouvindo, amar falando, amar silenciando, amar sorrindo, amar suando. Mas amar sem fazer barulho, como quem abre as janelas de cada coração, deixando que a luz de Deus entre e acorde cada um que está dormindo, com a alegria de que a noite passou e novo dia amanheceu.
Num dia, num momento de oração, Jesus me pediu para fazer isso: abrir janelas de corações. E eu descobri que era essa a minha missão !


Renata Villela, em 06/11/2010

Um comentário:

  1. MARAVILHOSO, ESPLÊNDIDO COMO TUDO QUE VOCÊ ESCREVE. ESTOU ARRECADANDO FUNDOS PARA PUBLICAR UM LIVRO SEU TODO IMPRESSO EM OURO COM OS SINAIS GRAMATICAIS COM DIAMANTES.UM BEIJO. TE AMO. BOA VIAGEM.

    ResponderExcluir