sábado, 24 de julho de 2021

Sobre avós e netos

 


Há muitos anos  (eu nem sonhava em ser avó ) eu estava num supermercado e fiquei  observando o que acontecia do meu lado. Um menino - com cerca de 6 anos -  e uma senhora, os dois em pé, de frente para a prateleira de bolos. O menino estendeu a mãozinha e pegou um bolo de cenoura. A senhora, inconformada, perguntou:

- Você gosta desse bolo?

Ao ouvir a resposta positiva, ao contrário do que imaginei, pegou o bolo na mão da criança, devolveu-o à prateleira e pegou outro, também de cenoura, só que com cobertura de chocolate. Com um sorriso largo, daqueles que vão de uma orelha a outra, exclamou:

- Você vai gostar mais desse. É muito mais gostoso !!!!!

Eu, de meu canto, dei risada comigo mesma e pensei: “só pode ser avó”.

 

***

Existe uma coisa meio mágica em ser avó... Parece que os netos despertam a criança adormecida ao longo dos anos, em que as preocupações e responsabilidades tomam o espaço das molecagens e brincadeiras. Avós podem deixar – com pré autorização divina – comer biscoitos antes do almoço, brincar com coisas que não são brinquedos, dormir de pés sujos e raspar a panela de brigadeiros. Quando avós e netos se encontram, parece que a vida cumpre seu ciclo de integração e continuidade. Eles aprendem juntos e descobrem coisas que nenhuma outra relação é capaz de descobrir: sentimentos e experiências que não tem nome. Tudo sempre recheado de ternura e alegria.

Convivi muito pouco com meus avós porque, desde muito pequena, vim morar em outa cidade. Minhas duas avós tinham apelidos: vovó Ia e vovó Zozô... Precisa dizer mais alguma coisa? Quer coisa mais gostosa do que avós que têm apelidos? Pois bem, de vovó Ia, eu lembro muito da gargalhada e do pudim com furinhos. De vovó Zozô, a lembrança já é de adulta, quando ela veio conhecer minha filha e eu a surpreendi dando sorvete a ela que, nessa época, tinha apenas três meses de idade. Não! Avós não são irresponsáveis, simplesmente aprenderam que, na vida, o que tem valor são os momentos que vivemos com quem amamos, fazendo as coisas que nos fazem rir. E se não fizer mal pra ninguém, vale a curtição de quebrar as regras e ser feliz! Por que não?

Avós também educam...E também choram. Avós têm vontade de poupar filhos e netos de todo e qualquer sofrimento, sendo capaz de dar a vida por eles. E, de uma forma ou de outra, dão. Avós estão sempre a postos para ajudar, ainda que – em alguns momentos – essa ajuda só seja possível pela oração. Avós entendem o estresse dos pais e sentem vontade de dizer “vai passar”, mas compreendem que há experiências que precisam ser vividas por pais e filhos. Nessas horas, avós se recolhem ao seu lugar e esperam a oportunidade de dar seus recadinhos, a uns e aos outros... Coisas que a vida ensinou.

Sendo avó, não sei definir o que é esse “estado de vida”. Faltam palavras. Só tenho certeza de que não foi à toa que Deus criou netos para avós e deu avós aos netos. Há um sentido muito forte nessa relação. Há uma porção sagrada nesse encontro. É algo que transcende tempo e distância e, mesmo quando ele vira saudade, é uma saudade recheada da alegria de quem acredita que a felicidade é possível. Amor de avós e netos não viram passado nunca!

Avós se alimentam de abraços e, quando eles não são possíveis, bebem das lembranças de cada momento em que o foram. Da mesma forma, os netos. Não existe encontro de avós e netos sem abraços...Aliás, não existia.... Nesses últimos dois anos, avós e netos tiveram que aprender juntos uma forma jamais imaginada de conjugar o verbo amar. E descobriram, juntos, que o amor mais profundo e verdadeiro abre mão do que parecia imprescindível, pelo bem do outro. Chamadas de video e beijos pela janela tomaram o lugar do abraço apertado e de todas as coisas especiais que só acontecem nas casas dos avós. A alegria partilhada nessas novas formas de encontro que fazem com que ambos celebrem a vida, às vezes, se deixa molhar por lágrimas que escapolem dos olhos de cada um. Chorar faz parte do exercício do amor! Nesse tempo, também, muitos avós e netos foram forçados – na marra – a aprender que as estrelas são, para nossos corações, ninhos de amor eterno. O Pequeno Príncipe dizia que “é lindo, à noite, olhar o céu e pensar que existe uma rosa sorrindo em algum lugar”. Eu digo que é lindo, à noite, olhar o céu, e sentir que existem avós habitando todas as estrelas. E que todos se juntaram, transformando-se em anjos, para cuidar de todos os netos que ficaram por aqui, cheios de saudade. Avós ensinam, estando em suas casas ou morando nas estrelas, que amar sempre vale a pena.

Avós conseguem juntar sabedoria e espontaneidade, risos e lágrimas, começo e fim, saudade e esperança, eternidade e presença, histórias e fantasias, frustrações e sonhos... E tudo com um toque especial de ternura, cuja receita só os avós têm. Avós trazem a certeza de que as histórias de amor não terminam porque são eternas. Por isso, toda história de avós e netos tem cheiro de café quentinho, de terra molhada, tem sabor de chocolate, de fruta tirada do pé.... Toda história de avós e netos tem o sabor e o cheiro que a gente quiser, sabores e cheiros que nos fazem viajar para um lugar especial, que nada nem ninguém pode tirar de nós, o “fantástico mundo do Para Sempre”.

10 comentários:

  1. Saudades dos meus avós que foram meus pais tb, e da avó das minhas sobrinhas que virava criança, melhor amiga,moleca e Estrela.

    ResponderExcluir
  2. Sem palavras...
    Falou a verdade... É único o sentimento dos avós pelos netos...

    ResponderExcluir
  3. O amor que sinto pelos meus cinco netos (por enquanto, rsrsrs), é sagrado e será eterno. Sou uma avó completamente apaixonada. Obrigada Renata pela lindeza de texto.

    ResponderExcluir
  4. Maravilhoso ! Eu amei e passei pra várias amigas avós por aí.

    ResponderExcluir
  5. Tudo verdadeiro, muito lindo e emocionante.!

    ResponderExcluir
  6. Muito lindo! A cara da minha mãe, q é uma super avó! Vou mandar pra ela!!

    ResponderExcluir
  7. Muito lindo, Rê! Bem sensível. Obrigada pelo presente que nos deu com seu dom da palavra.

    ResponderExcluir