quinta-feira, 13 de maio de 2021

Carta a Meu pai



 Quanta saudade tenho sentido de você! Tenho certeza de que você, pai, está num lugar muito bonito, onde tudo é amor e paz! Todas as dores passaram, toda angústia passou e o que era saudade para você, agora é comunhão! Tendo essa certeza, todas as vezes que meu coração parece esmagado pela dor da saudade e do vazio que você deixou, eu lembro do seu sorriso e isso me acalma.

Como a criança que começa a andar e não mais a engatinhar, como o jovem que vai morar sozinho e descobre a vida de outra forma, eu estou aprendendo a viver sem você.... Tomar meu café e não mais preparar seu mingau ou o pão esquentadinho... Não mais ouvir o despertador e correr - ainda que no meio de uma reunião - para dar seus remédios na hora certinha...E você ainda ria de mim, porque eu saía correndo de um quarto para o outro, voltando rápido para a reunião.... 

Nos últimos dois meses, você me chamava para tudo e como eu reclamei com você! Pedia ajuda até para pegar o que estava na cabeceira da cama, do seu lado, sempre dizendo que era por causa das dores que você  sentia... E eu brigava, dizendo que você precisava reagir, não podia se entregar à artrose, tinha que se ajudar para ter uma qualidade de vida melhor. Ah, paizinho, eu não tinha ideia de que havia uma doença te corroendo por dentro e que fazia doer muito mais do que eu era capaz de supor... Todos os dias eu peço perdão a você por minha falta de empatia, mas eu sei que você sabia que todas as minhas broncas eram por amor.

Que saudade eu sinto hoje de ouvir sua voz me chamando pra dizer que só queria um beijinho... Que saudade de assistir TV com você e discutir sobre nossos preferidos nos "The Voices" e achar um absurdo o programa do Luciano Hulk, quando a pessoa chegava lá para jogar com "a parede" por uma causa social e perdia tudo... Quando dá 18:00h, todos os dias, eu fico sem saber o que fazer, porque eram as duas horinhas que a gente ficava junto... Na última sexta, na live dos "Ordinarius", eu pedi para eles cantarem "Se eu não te amasse tanto assim" e eles cantaram! Você não estava do meu lado para dizer qual música pedir, mas acho que você deve ter gostado dessa.... Você sempre comentava que era a música mais bonita que Ivete cantava. 

Pois é, pai, amanhã faz um mês que você seguiu seu caminho ao encontro de Deus e eu fico tentando tirar da mente, aquele seu olhar assustado e perdido, de quando saiu de casa naquela maca desconfortável... A gente achava que seria apenas para fazer uns exames. Jamais poderia imaginar que não teria mais você de meu lado.... Como isso ainda me dói! Como poderíamos imaginar que a história fosse tomar um rumo tão diferente, que a COVID batesse em sua porta, levasse você sem nem nos dar a oportunidade de nos despedirmos. 

Que saudade de toda noite rezar a Oração de Irmã Dulce com você (eu continuo rezando)! Que saudade de ter que gritar "boa noite" do meu quarto ou ter que levantar para dar "dez beijos" em sua testa, toda vez que você cismava que eu tinha ido deitar sem falar com você...Saudade de seu olhar cheio de amor, feito menino carente pedindo colo... Me consola a certeza de que - agora - você está no melhor de todos os colos: o da Mãezinha do Ceú!

Você dizia que eu era sua mãezinha... Pois não é que eu sinto falta de você, como pai e como filho? Você não vai acreditar o tanto que eu já chorei de saudade, por esse vazio que você deixou.... Eu sempre tão dura na queda, não é? Dá pra contar nos dedos as vezes que você me viu chorar....Mas, tenha certeza, de que esse choro não é choro de incompreensão, de revolta, de não aceitação....Nada disso ! Tenho tanta certeza de que você está sendo amado como nunca foi! É choro de saudade! É choro de amor! Você sabe que amar dói, mas o que seria da vida sem amor, não é? E poder ter amado você e poder continuar te amando é um privilégio.

Já nos desentendemos muitas vezes, morar junto 29 anos coloca-nos de frente com nosso lado mais espinhoso... Até já nos machucamos mas tudo foi ficando tão pequeno ao longo do tempo que, agora, eu só sinto a alegria de ter sido escolhida para ser sua filha! Com todos os nossos defeitos, com todos os nossos perrengues, a gente viveu intensamente a família que somos.

Se, por um lado, tenho chorado bem mais do que imaginei que choraria, por outro, às vezes me pego dando risada sozinha, lembrando das maluquices que fazíamos juntos e que eram segredo só nosso! Era tão bom quando você dava uma gargalhada por uma palhaçada que eu fazia....É assim que eu guardo você: sorrindo! É assim que você vai viver sempre em nossos corações: sorrindo, se desmanchando em amor por cada um de nós! E eu te peço, pai, que daí de onde você está, pertinho dos anjos e santos, você continue a cuidar de nós.

Te amo para sempre!

2 comentários:

  1. Linda a carta, compartilhamos imensamente com essa saudade.....

    ResponderExcluir
  2. Renata,
    Chore. Chorar é sentir. Sentir é estar junto.Aprendi a gostar de chorar, me deixar chorar. Choro com você e juntas choramos de amor por —E COM —eles! Beijos!
    Lupe

    ResponderExcluir