sexta-feira, 10 de abril de 2009

"O grito, o silêncio, a esperança e a certeza"

Meu amor morreu.... Nosso amor morreu..... Finda-se uma história !
Acabou o tempo das grandes pregações, da cura dos doentes, da multiplicação dos pães....Morreu o Filho de Deus !
Contra todas as expectativas, ao contrário do que todos tinham como certeza, há solto no ar apenas o grito de um homem que chegou ao limite, experimentou todas as dores possíveis e, no auge do abandono, grita pelo Pai !
Grito quase de desespero, grito de solidão, de medo...quem sabe de desesperança.... Grito de quem levou sua missão LITERALMENTE até as últimas conseqüências e encontra, naquele momento, apenas o silêncio do Pai. Como suportar o silêncio de Abbá, o Paizinho presente em cada atitude e em cada gesto ? Largou-o no momento de maior dor ? Por que Deus silencia nos momentos de desespero ?
Silêncio de Deus !
Do vazio mais profundo, da dor mais intensa, da solidão mais dolorida nasce a última frase, que é de consolação e reencontro: “Tudo está concluído. Em Tuas mãos entrego meu espírito”
Em Tuas mãos, Abbá, Jesus entrega seu espírito, na certeza do acolhimento, na confiança da promessa de ressurreição.
Depois de ter abraçado a cruz como quem abraça toda humanidade sofredora, depois de ser crucificado de braços abertos como quem está a espera de quem quiser se chegar, Jesus se entrega, se abandona.... Não com o sentimento de quem foge ou desiste mas mergulhando na experiência de quem ama e confia, de quem se doa gratuitamente, como a criança que segue correndo e se joga nos braços do Pai.
Dos braços do Pai que o levanta após três dias, do coração do Pai que não desiste da humanidade, é que Jesus ultrapassa todas as barreiras, desarma todos os conceitos, quebra todas as convenções e, na simplicidade que marcou toda sua vida, ressuscita. Ele vive !
Cruz, morte, dor.... tudo é uma questão de significado e dimensionamento.
A cruz existe, não precisamos procurá-la mas, de um jeito ou de outro, ela chega a nós, ela chega a todos nós....
A morte existe, é a única certeza que temos desde o dia que nascemos, traz tristeza, traz arrependimentos, traz saudade.... Jamais escaparemos dela....
A dor existe, dor do abandono, da solidão, da falta de tantas coisas, da violência.... A dor das doenças e das descrenças que vamos encontrando pela nossa estrada.... Nascemos de uma dor forte !!!! Não fosse a dor do parto de nossas mães não estaríamos aqui.... Assim são as coisas de Deus..... Com sabedoria nos mostra que da dor nasce a vida.
Meu amor vive ! Nosso amor vive ! Jesus nos convida a resgatar a vida verdadeira ao longo de nossa existência. Pregado na cruz, Ele nos chama a ver além, a viver além das tantas coisas que parecem presentes do mundo, mas não são..... Fora da cruz, Ele nos ensina o segredo da entrega sem medo, da confiança no amor incondicional desse Pai que não mede conseqüências pela nossa felicidade, pela nossa salvação.
Fora da cruz, Jesus perdoa os nossos pecados e nos convida a também perdoar os que nos crucificam. Jesus nos relembra que somos filhos muito amados de Deus, resgata nossas esperanças, alimenta nossas certezas e restaura nossa capacidade de superação. Passada a experiência da cruz, do sofrimento e da morte, Jesus reacende em cada um de nossos corações, o brilho da confiança neste Amor invencível, que só morre para florescer, que só chega ao limite para nos mostrar que é lá no limite que conhecemos sua face mais gloriosa, a face do perdão, da misericórdia, da doação e do amor.

Renata Villela

Nenhum comentário:

Postar um comentário