quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Francisco





Que seria de São Francisco em pleno século XXI? De repente, me vi refletindo sobre essa pessoa tão especial que teve a coragem de largar tudo, teve a ousadia de reconstruir a Igreja, a sensibilidade de sentir Deus na natureza e a humildade de ser um pequenino entre os pequenos.
Enquanto, hoje, tantos jovens da classe média alta roubam e matam mendigos em busca de adrenalina, Francisco foi um jovem que encontrou a adrenalina que move a vida no abandono à essência de seu ser: Deus. Quem ouviria Francisco? Quem seguiria Francisco?
Numa sociedade que rotula os diferentes, que discrimina os que não correspondem às expectativas da pós-modernidade, onde estaria Francisco?
Talvez num banco da praça, correndo dos que querem atear fogo em suas vestes sujas...Talvez num manicômio ou numa casa de recuperação, totalmente incompreendido por seus amigos e familiares... Talvez num seminário ou numa ordem religiosa...Talvez num grupo de jovens, atraindo a atenção dos que sonham com uma sociedade alternativa, diferente... Onde estaria Francisco? Entre nós?
Será que as palavras de Francisco ganhariam eco em nossos corações? Com que olhos enxergaríamos Francisco se encontrássemos com ele numa dessas esquinas? Estaríamos ao seu lado louvando a natureza como presente de Deus e proclamando a simplicidade e a humildade como base do cristianismo?
A santidade de Francisco me inquieta, me desinstala...A santidade de Francisco me sacode lá no fundo, me despe de conceitos e preconceitos...A santidade de Francisco me instiga a sair do quadrado do esperado e fazer o que precisa ser feito pelo bem das pessoas...A santidade de Francisco me inspira a sair das minhas prisões e, com a liberdade intrínseca aos Filhos de Deus,viver a experiência da luz que ilumina para ser irradiada, da água que sacia para ser derramada, do amor que nos foi dado de presente para que fosse oferecido, gratuita e verdadeiramente, inclusive e sobretudo aos que não sabem amar.
Louvado seja Deus por Francisco, esse homem que marcou nossa história e despertou a igreja para a essência que é sua verdade.
Louvado seja Deus por Francisco, esse santo que fez diferença com seu testemunho de vida e fé, de oração e serviço e, assim, contagiou tantas pessoas, tendo Jesus como sua referência primeira.
E que, aproveitando seu dia, renovemos nosso amor a esse Deus que se transbordou para nos dar a vida. E, rezando com Francisco, sintamos-nos em comunhão com todas as criaturas:
Altíssimo, onipotente, bom Senhor,
teus são o louvor, a glória e a honra e toda bênção.
A ti somente, Altíssimo, são devidos
e homem algum é digno de te mencionar.

Louvado sejas, meu Senhor, com todas as tuas criaturas, especialmente meu senhor o irmão sol
que, com luz, ilumina o dia e a nós.
E ele é belo e radiante com grande esplendor:
de ti, Altíssimo, carrega significação.

Louvado sejas, meu Senhor, pela irmã luz e as estrelas,
no céu as formaste claras e preciosas e belas.

Louvado sejas, meu Senhor, pelo irmão vento
e pelo ar e nublado e sereno e todo o tempo
pelo qual dás sustento às tuas criaturas.

Louvado sejas, meu Senhor, pela irmã água
que é muito útil e humilde e preciosa e casta.

Louvado sejas, meu Senhor, pelo irmão fogo
pelo qual iluminas a noite e ele é belo e jucundo e robusto e forte.

Louvado sejas, meu Senhor, pela irmã nossa mãe terra
que nos sustenta e governa e produz diversos frutos
com coloridas flores e ervas.

Louvado sejas, meu Senhor, por aqueles
que perdoam por teu amor
e suportam enfermidades e tribulações.
Bem-aventurados aqueles que sustentam a paz porque por ti, Altíssimo, serão coroados.

Louvado sejas, meu Senhor, pela irmã nossa morte corporal
da qual nenhum homem vivente pode escapar.
Infelizes aqueles que morrem em pecado mortal;
bem-aventurados aqueles
que se encontram em tua santíssima vontade
porque a morte segunda não lhes fará mal.

Louvai e bendizei a meu Senhor
e agradecei e servi-o com grande humildade.

São Francisco de Assis

Um comentário: